segunda-feira, 21 de junho de 2010

Causa da deterioração cognitiva durante o envelhecimento

Um estudo recentemente publicado na revista Journal of Neuroscience demonstrou que as espinhas neuronais vão-se esgotando à medida que se envelhece, conduzindo à deterioração cognitiva na zona do cérebro implicada na aprendizagem. Os resultados foram obtidos a partir de uma análise feita com macacos - seis jovens adultos e nove com mais idade - que participaram numa prova de resposta adiada.
Num primeiro momento, Os macacos viam um alimento, sendo que, depois, lhes era colocada uma venda para que não pudessem ver a localização da recompensa que estava escondida. No início da prova, os macacos foram capazes, de forma imediata, de encontrar a recompensa. A memória destes macacos era posta à prova, sempre que o tempo que a recompensa estava escondida aumentava.

Os macacos mais velhos obtiveram resultados bastante piores nas provas, comparativamente com os macacos jovens, especialmente quando os intervalos de tempo eram maiores. Utilizando técnicas de microscopia, observou-se que os macacos mais velhos careciam de espinhas estreitas, muito embora conservassem as espinhas maiores, indicando que a perda destas espinhas poderá ser responsável pela incapacidade dos macacos de aprender e reter informação durante a prova.

Journal of Neuroscience, 2010
Dumitriu D, Hao J, Hara E, Kaufmann J, Janssen WGM, Lou W, et ao.


Abraço Fraterno!

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos) Rua cândido Reis, nº 411 AMARANTE
Tel.: 220 144 606
Tlm.: 919 879 957