sábado, 22 de maio de 2010

Uma baixa exposição pré-natal à luz solar pode aumentar risco de esclerose múltipla

Uma baixa exposição materna à luz solar durante o primeiro trimestre da gravidez pode aumentar o risco de que os filhos venham a desenvolver, posteriormente, esclerose múltipla (EM). Os resultados da investigação, publicada na revista British Medical Journal, sugerem que é importante que as mulheres determinem os seus níveis de vitamina D, antes de ficarem grávidas.

Para este estudo, os investigadores recolheram, através de inquéritos, a informação de bébés nascidos em cinco estados diferentes da Austrália, entre 1920 e 1950, os quais, mais tarde, desenvolveram EM. Foi observado que o risco de desenvolver EM aumentava, quanto mais afastada do Equador estava a região. Além disso, em comparação com os nascidos entre Maio e Junho (início do Inverno), os indivíduos nascidos em Novembro e Dezembro (Verão) mostraram maior risco de vir a desenvolver EM.

Os investigadores também estudaram os diferentes períodos de gestação (o mês do ano, a região e o nível de radiação UV) em que havia risco de desenvolver EM. Dos 5 aos 9 meses de gestação, observaram-se associações inversas entre os níveis de radiação UV pré-natais e a EM. Depois dos devidos ajustes por região de nascimento, bem como outros factores, a associação entre o primeiro trimestre a radiação UV e a EM persistiu.

British Medical Journal,2010
Staples J, Ponsonby A-L y Lim L


Abraço fraterno!


Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos) Rua cândido Reis, nº 411 AMARANTE
Tel.: 220 144 606
Tlm.: 919 879 957