quarta-feira, 24 de março de 2010

A Argila no uso Externo II

ONDE A CATAPLASMA DE ARGILA PODE SER APLICADA

Muitas pessoas não sabem em que lugares do corpo podem aplicar as cataplasmas; estas podem ser postas em qualquer parte do corpo e cobrir este até, como o fazem nas termas de Argila, claro excepto as narinas para se poder respirar. Eis algumas indicações por partes:

NO BAIXO-VENTRE


A Argila, nesta região, assume uma importância extraordinária para um doente, porquanto lhe vai eliminar toxinas e febre interna, além de usufruir de outros benefícios pela sua aplicação. Pessoas sãs e doentes deviam aplicar diariamente estas cataplasmas. Para um doente, será preferível pôr duas cataplasmas, no mínimo, por dia. A cataplasma deve ser ampla, com a forma de um triângulo e pelo menos com 2 cm de espessura. Em qualquer aplicação limpar primeiro com um pano molhado a parte doente e se for em chaga esta deverá ser lavada em água corrente antes e depois. Se bem que uma cataplasma precise de estar bem segura, não deve porém estar de tal forma apertada que prejudique a circulação do sangue. Uma cataplasma põe-se lentamente, mas deve-se retirá-la duma só vez; lava-se, a seguir, a região com água morna ou fria.
É preferível não se adormecer com a cataplasma colocada no corpo.

NO PEITO

A aplicação de uma cataplasma sobre o peito deve ser feita lentamente, a fim de impedir que o frio provoque uma reacção prejudicial ao organismo. Deve fazer-se com uma cataplasma larga mas de pouca espessura.

NO ESTÔMAGO

A cataplasma, no estômago, deve ter boa espessura e ser ampla. Importa que seja aplicada somente 3 horas depois de uma refeição ou 3 horas antes desta. A sua permanência no local será de duas horas no máximo.

NOS RINS

Para estes dois órgãos, a cataplasma deve ter suficiente largura para os cobrir e com boa espessura.

SOBRE O ÂNUS E ORGÃOS GENITAIS

Nesta região, aplica-se a cataplasma consistente e que adira bem. Deve ser preparada em forma de T ou em cruz.

NAS COSTAS
A cataplasma aplicada nas costas deve ter bastante largura e ser de uma espessura razoável.


NO CORAÇÃO

No coração, deve-se começar por pôr enfaixamentos de água argilosa (que consiste em molhar um pano nessa água). Nesta região, que tem um órgão tão delicado como é o coração, convém haver o máximo de prudência. A cataplasma, a pôr depois do enfaixamento, não deve ser muito larga, nem ter muita espessura e também será aplicada lentamente. Se o frio der reacção, tirá-la e aquecê-la a banho-maria; se, mesmo assim, o doente não se sentir bem, retirá-la definitivamente e pôr somente no baixo ventre.

NOS MEMBROS

Nestes, as cataplasmas serão espessas e, quando postas nos joelhos, estes devem ser completamente cobertos; sempre que necessário, podem-se pôr em qualquer parte dos membros ou em todos eles. As cataplasmas nos membros podem ser numerosas e com bastante espessura.

NA CABEÇA

Para a argila agir sobre a cabeça, aliviando-a, aplique-se a cataplasma na nuca de uma orelha a outra, pondo por cima dela uma tira de pano, que a envolverá e segurará, mas sem apertar muito.

NO PESCOÇO VERTEBRAL

Nem todo o pescoço deve ser envolvido com a cataplasma. Aplique-se apenas sobre a garganta e por baixo das orelhas.

NA COLUNA

A cataplasma será feita segundo o cumprimento da coluna e ter largura cerca de 20 cm; se o doente não a puder suportar, retirá-la e aplicar outra no baixo ventre.

NOS OLHOS
Antes da aplicação, fechar bem o olho (começar primeiro por um) em que se vai aplicar a cataplasma. Aplique-se sobre um olho, depois sobre o outro; se o doente suportar colocar uma cataplasma sobre os ombros.

NOS OUVIDOS

Convém que os ouvidos sejam tapados com algodão, aplicando-se, depois, a cataplasma sobre as orelhas e em volta destas, se houver supuração ou inflamação; se não houver, não é preciso o algodão.

NOTA: As aplicações, especialmente no ventre, peito, coração, estômago, coluna vertebral, rins, fígado e cabeça, devem ser postas 3 horas antes da refeição ou 3 horas depois. Sobre as outras partes do corpo podem ser aplicadas cataplasmas em qualquer altura. O tecido da cataplasma usada deve ser bem lavado e seco de preferência ao Sol. A pasta que for usada uma vez não pode ser empregada segunda vez, porque está carregada de toxinas que foram absorvidas; deve-se deitar fora para um lugar onde nem crianças, nem animais lhes possam tocar.

Abraço fraterno!



Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com