
Vários factores podem provocar a insónia; convém determinar a causa e removê-la. Entretanto, pode-se combatê-la das várias maneiras que passaremos a mencionar. Em meio copo de água, pôr uma colher das de café de argila em pó, mexer muito bem e beber todo o conteúdo no intervalo do almoço ao jantar. Antes do deitar, dar um banho aos pés da mistura que se preparará do seguinte modo: deitar uma mão cheia de folhas de nogueira e duas de farelo, num copo de água, põe-se esta ao lume e ferve dez minutos. Pode-se também dar um banho aos pés, de curta duração, com água de argila. A alimentação deve ser o mais natural possível e com alimentos ricos em vitaminas B1 e B 12. Plantas a utilizar em chá: alface, camomila, lúpulo, passiflora, tília e valeriana. Ao deitar, aplicar uma cataplasma de argila na nuca.
LEUCEMIA
Começar o tratamento com uma cura de maçãs. Depois, com cenouras suficientes, arranje-se meio copo de sumo delas a que se dilui argila em pó, na quantidade de uma colher das de café, devendo esta mistura ser tomada trinta minutos antes de cada refeição; a mesma porção ingerida três vezes por dia. Colocar na nuca cataplasmas de argila com trinta minutos de duração; simultaneamente aplicar no baixo ventre cataplasmas de argila ficando estas no mesmo cerca de duas horas. Se houver prisão de ventre combatê-la e diariamente os intestinos devem funcionar normalmente. Plantas a utilizar: algas genciana, pau d´arco, vinca pervinca.
LUMBAGO
Aplicar na região lombar argila aquecida a banho-maria. As cataplasmas devem ser grandes e espessas; se não causarem incómodo podem estar aplicadas de duas a quatro horas ou durante toda a noite. Dá-se depois ligeiras massagens com uma mistura de água lamacenta e alho esmagado, em partes iguais. Plantas a usar em chá: boldo, cavalinha, freixo e sene, em partes iguais; para meio litro de água duas colheres (das de sopa); ferve dois minutos e fica de repouso uma hora; côa-se e bebe-se em jejum e no intervalo das refeições.
NERVOSISMO
Aplicar na nuca cataplasmas de argila renovando-as de 90 em 90 minutos. Pisar alguns dentes de alho, misturá-los a água argilosa friccionando os membros superiores e inferiores assim como a coluna vertebral. Cataplasmas no baixo-ventre. Têm um efeito curativo extraordinário as cataplasmas de argila aplicadas no baixo-ventre, na nuca e na coluna vertebral. Se houver reacções fortes aplicá-las alternadamente. A alimentação deve ser fruti-vegetariana-crudurívora, equilibrada e compatível. Não beber café nem bebidas alcoólicas e pôr de parte o tabaco. Ter muito repouso e viver em ambiente calmo. Plantas a usar em chá: camomila, cidreira, passiflora, salsa, tília e valeriana. Uma colher (das de chá) por chávena da mistura de duas plantas ou mais; 20 minutos de infusão e depois tomar após as refeições e ao deitar. Seguir todos os meios naturais de cura.
OBESIDADE
Começar por fazer uma cura de fruta. A alimentação dos dias seguintes deve ter pouquíssimo sal, pequenas quantidades dos alimentos ricos em hidratos de carbono e dos de gordura. No princípio de cada almoço, comer uma salada de vegetais crus. Não beber muita água à refeição, nenhuma no fim mas alguma no intervalo das refeições. O jantar deve ser comido cedo, leve e de fácil digestão. Tomar argila por via bucal e no baixo-ventre aplicar cataplasmas. Empregar envoltórios frios impregnados de água argilosa, nas partes que têm mais celulite. Tomar num pouco de água enfeites ou comprimidos de algas marinhas 30 minutos antes do almoço e em igual tempo antes do jantar, comprimidos de levedura de cerveja ou levedura em pó. Empregar em chá: bétula, freixo, algas, marroio-branco, amieiro negro, hissopo, grama, erva prata e folhas de sene.
PARALISIAS INTESTINAIS
Picar-se um dente de alho e pôr em infusão em água argilosa aquecê-la depois e utilizá-la para clister. Meia a uma hora antes de cada refeição beber, meio copo de água em que se tenha dissolvido uma colher das de café de argila em pó. No intervalo das refeições, beber-se sumo de limão com um pouco de água nas primeiras vezes, depois bebe-se o sumo puro. Um pouco antes do deitar pica-se 2 ou 3 dentes de alho e põe-se em meio copo de água quente ficando a macerar até de manhã. E jejum filtra-se e bebe-se a água do alho. À noite ao deitar aplica-se uma cataplasma de argila sobre todo o ventre. Durante o dia, convém empregar o banho genita e o baixo-ventre.
PIORREIA
Com água argilosa salgada fazer banhos à boca. Massajar as gengivas várias vezes ao dia. Consumir na alimentação alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D. Comer diariamente, frutas cruas numa refeição de preferência ao pequeno-almoço ou ao jantar e saladas cruas ao almoço. Plantas a usar: malvas, alteia, amieiro, agrimónia, cipreste, S. Roberto.
PRISÃO DE VENTRE
Significa atrazo na evacuação intestinal. A expressão também se aplica à dificuldade de evacuar. Várias são as causas que fazem surgir a prisão de ventre: alimentação inconveniente, tensão nervosa, horas irregulares para evacuar, falta de exercício físico e respiratório, etc. Todas as manhãs ao acordar diluir-se uma colher das de café de argila em pó em meio copo de água e beber em jejum. Nos primeiros dias tomar apenas a água argilosa, nos seguintes beber todo o conteúdo, depois de mexer bem. Plantas a utilizar em chá: amieiro negro, fóliculos de sene (Hamburgo), boldo, sementes de linhaça, flor de sabugueiro e cascara sagrada.
QUEIMADURAS
QUEIMADURAS
Colocar uma pasta fria de argila em cima de uma gase e fazer uma cataplasma espessa que se aplicará sobre a queimadura ficando nesta uma hora. De hora a hora pôr nova cataplasma e quando houver tecidos novos já o tempo de duração pode ir até duas horas, reduzindo-se a quantidade de cataplasmas até 3 ou 4 diariamente. Se a queimadura for num pé ou numa mão meter aquela ou esta durante uma hora num recipiente que tenha pasta de argila. Plantas boas em chá para o efeito: alfavaca, agrimónia, borragem, cavalinha, mil-em-rama e tanchagem. Em uso externo, pode empregar-se cataplasmas de folhas frescas de abóbora com polpa do fruto. É também boa a aplicação de azeite ou óleo de amêndoas doces. A cataplasma de batata raspada também é excelente.
REUMATISMO
REUMATISMO
Aplicar cataplasmas de argila no baixo-ventre, durante o dia ou à noite ao deitar. Com alguns dentes de alho que se pisam juntá-los a óleo canforado de uma para duas partes e introduzir esta mistura numa garrafa onde permanecerá por alguns dias findo os quais se côa mudando-se o líquido para outro recipiente. Com ele, de manhã se banha e fricciona a parte doente e os membros de baixo para cima. As fricções devem ser em sentido rotativo nas articulações. Espremer alguns dentes de alho em água argilosa e à noite fazer fricções. Durante o dia, beba-se água com argila em pó. Em chá, podem-se usar as seguintes plantas: mil-folhada 15 g; amor-perfeito-bravo 10 g; amieiro negro 10 g; dente de leão 10 g; vidoiero 15 g; hipericão 10 g. Desta mistura, deita-se duas colheres das de chá para uma chávena; ferve 2 minutos a fogo lento, deixa-se em repouso 15 minutos. Toma-se uma chávena por dia.
Abraço fraterno!
Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com
Abraço fraterno!
Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com