quarta-feira, 24 de março de 2010

A Argila no Uso Interno

GARGAREJOS
Deitar-se duas colheres das de sopa de argila em pó, num copo de vidro com água, mexer de forma que fique bem dissolvida e fazer os gargarejos.

BOCHECHOS
Preparar a argila da mesma forma que para os gargarejos e bochechar.

CLISTERES

Os clisteres que levam argila dão-se ou recebem-se apenas em jejum. Utilizando uma peneira muito fina, peneira-se, em primeiro lugar, a argila em pó e desta deita-se depois quatro colheres das de sopa em dois litros de água morna ou fria. Depois de agitar muito bem a mistura, dá-se o clister na posição mais conveniente e habitual que é a de estar deitado sobre o lado direito.

IRRIGAÇÕES

Fazer lavagem de água argilosa.

Bebível

Antes dum tratamento de argila bebível, deve-se tomar um chá laxativo para limpar os intestinos. Para o uso interno, convém escolher a argila bem limpa, fina, sem areias e bem seca pelo Sol; Peneirá-la depois numa peneira fina. Depois, começa-se por despejar, num copo de vidro grosso ou de barro, água fria pura até ao meio e deitar seguidamente uma colher das de chá de argila deixando que esta se dissolva, mexendo-a a seguir muito bem com uma colher de madeira ou de vidro. De inicio, durante uma semana após estas operações deixa-se a argila assentar no fundo do recipiente bebendo-se apenas a água argilosa. A seguir à primeira semana, quando se mexer a argila, beber todo o conteúdo do copo aos goles lentamente. No caso de ficar um pouco de pó no fundo do copo deita-se mais um pouco de água e bebe-se o restante. Deve ser feita uma boa escolha não convindo beber a argila que cheire mal.

Geralmente, bebe-se a argila diluída em água mas também se pode beber, por vezes, dissolvida no chá de hortelã-pimenta ou de outra planta (depois deste ser passado a fio por dois recipientes), não açucarado ou ainda em sumo de uva. Convém que se beba a argila longe das refeições; antes, no mínimo de duas horas; depois, no mínimo de três horas. Para que a argila não faça mal, importa que seja sempre tomada com um líquido frio e não quente. Começa-se por uma colher das de chá, para meio copo de água e, progressivamente, vai até três colheres. As crianças apenas metade da dose.

A argila é mais activa, quando a lua está no quarto crescente. Por via bucal, a argila, pode ser bebida até um ano com intervalos. Toma-se durante 20 dias, descansa-se outros 20 e assim sucessivamente. Por vezes, de início, pode parecer que a doença piorou, mas não. Deve-se ser perseverante e continuar com o mesmo entusiasmo, porquanto qualquer distúrbio que por acaso possa surgir desaparecerá.

Contra-indicações
Durante o tratamento por via bucal não se deve:
a) Beber leite
b) Ingerir derivados de leite
c) Beber café
d) Beber bebidas alcoólicas
e) Na alimentação não abusar de produtos ricos em gorduras
f) Não tomar drogas de farmácia
g) Não ser injectado
h) Não beber chá preto ou verde
i) Não usar óleo de parafina ou algum produto que o contenha, pois se isso acontecer, será preciso primeiro procurar limpar os intestinos e só passados 15 dias se deve beber a argila.

MEIOS NATURAIS DE CURA

Pela experiência (nossa e de muitas pessoas) e pelos excelentes resultados obtidos por todos, podemos verdadeiramente afirmar que a argila é um maravilhoso remédio natural do qual se pode servir individualmente qualquer enfermo no tratamento da sua própria doença. As transgressões das leis naturais trazem como consequência enfermidades para aquelas que desobedecem a estas mesmas leis; é necessário que se regresse a elas observando-as sem o qual não se terá uma saúde completa. É conveniente que se considere o aspecto físico, o mental e o espiritual. É necessário, pois, não só atender-se a um aspecto, mas aos três, a fim de se conseguir a cura desejada e duradoura.

Havendo respeito pelas leis da saúde, cada um deve tratar-se, utilizando todos os meios naturais de cura ao seu alcance; eis alguns:

1. Alimentação natural mas:
a) Equilibrada e compatível
2. Ar puro com:
a) Exercícios respiratórios
3. Água pura e:
a) Hidroterapia
4. Luz solar
5. Argila
6. Plantas

Contudo, a argila é um dos meios mais importantes de cura que, por si só, no tratamento das diversas doenças, consegue fazer com que se obtenha resultados surpreendentes.

Abraço fraterno!

Contactos:

Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com