quarta-feira, 24 de março de 2010

A Argila no uso Externo III

BANHOS DE LAMA

Antes de se começar com os banhos de lama, convém ter uma alimentação natural e continuá-la durante os mesmos. Em Portugal, já existem termas de lama de argila altamente benéficas para a saúde. Quem tiver possibilidade de ir fazer um tratamento nessas termas, bem fará. Quem possuir um quintal, poderá cavar um buraco suficientemente largo e fundo. No tempo quente, pôr argila e água de forma a ficar uma pasta semi-líquida e mergulhar o corpo, excepto a cabeça, claro, na lama, quando esta estiver um pouco aquecida pelos raios solares. Ter cuidado de abrigar a cabeça do Sol.
As pessoas que não tenham quintal, poderão mesmo, dentro de casa numa celha, tomar os ditos banhos. Não convém tomá-los em banheiras para não entupir os canos. Pode-se pôr água aquecida, depois da argila estar derretida. Os banhos que serão diários podem começar-se por 5 minutos de duração e ir até vinte minutos. Se fatigarem, faça-se apenas 2 ou 3 por semana. Este tratamento deve ser feito durante um mês, interrompê-lo por igual período de tempo e depois recomeçar-se, procedendo sucessivamente da mesma maneira. Nos membros doentes, metê-los num recipiente e fazer banhos de lama parciais.
FRICÇÕES COM ARGILA

Num recipiente de barro ou de vidro que contenha água argilosa, introduz-se a mão e agita-se a lama levando-a depois à parte doente onde se fricciona. As fricções serão mais eficazes em certos casos como por exemplo no reumatismo, gota, artritismo, lumbago, etc., onde previamente se tenha misturado alguns dentes de alho, esmagados, à água argilosa.

ENFAIXAMENTO COM ARGILA
Enfaixamentos são panos molhados e bem embebidos em água argilosa semilíquida com que se envolve o corpo no todo em parte. Se é em todo o corpo ou apenas no troco, convém fazê-lo na cama ficando o doente bem coberto.

BANHOS DE AREIA


Muitas são as pessoas que, no verão, vão às praias receber os benefícios do Sol e da água do Mar, mas poucas sabem que a areia sobre a qual se deitam é quase tão importante como o Sol que recebem ou da água salgada com que se molham. Se tomassem banhos de areia tapando-se com ela, deixando a cabeça de fora e à sombra usufruíam mais das suas preciosas propriedades. A areia, especialmente a marinha, tem determinadas substâncias radioactivas que combatem muitas enfermidades. A digestão de qualquer alimento já deve estar feita quando se vá tomar banho, findo o qual será seguido dum banho rápido de água fria suportável. O tempo necessário do banho inicial (de areia), é de 10 minutos sendo o tempo aumentado gradualmente, de banho para banho, até chegar a uma ou duas horas. Não ir além de 3 banhos por semana com intervalos regulares. Quando surgir uma sensação de arrefecimento ou de fadiga não convém continuar naquele momento com o banho. Também quando provocar forte transpiração concluí-lo imediatamente.

Abraço fraterno!

Contactos:

Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com