sábado, 6 de fevereiro de 2010

Células-mãe neuronais afectadas por um gene relacionado com a longevidade

Foi demonstrado que um gene associado à longevidade, em vermes e seres humanos, afecta também a função das células-mãe que geram novos neurónios no cérebro adulto. O estudo, publicado na revista Cell Stem Cell, foi realizado em ratos e sugere que o gene poderia desempenhar um papel importante na manutenção da função cognitiva, durante o envelhecimento.

Os pesquisadores estudaram um conjunto de factores de transcrição chamados FoxO que intervêm na proliferação, diferenciação e morte celular programada. Examinaram ratos de laboratório, nos quais o gene FoxO3 estava bloqueado. Ainda que os ratos possam viver sem FoxO3, morrem de cancro entre os 12 e 18 meses, após o seu nascimento. A esperança de vida normal de um rato de laboratório é de aproximadamente 30 meses.

Para o estudo foram utilizados ratos, com e sem o gene, de três idades distintas: de 1 dia de idade (recém-nascidos), de 3 meses de idade (adultos jovens) e de 1 ano de idade (meia-idade). Em geral, foi observado que os ratos adultos e os de meia-idade, que não tinham o gene FoxO3, apresentavam um número menor de células-mãe neuronais do que aqueles que tinham esta proteína reguladora.

Cell Stem Cell, 2009
Renault VM, Rafalski VA, Morgan AA, Salih DAM, Brett JO, Webb AE, et al

Abraço Fraterno!