sábado, 6 de fevereiro de 2010

Visualização das conexões neuronais em 3D

Uma equipa de pesquisadores do Instituto Max Planck de Bioquímica, na Alemanha, conseguiu obter imagens 3D das vesículas e filamentos implicados na comunicação entre os neurónios. O método, chamado de criotomografia electrónica, baseia-se numa técnica inovadora de microscopia electrónica, que permite obter imagens tridimensionais do interior das células e reduzir ao mínimo qualquer mudança na sua estrutura.

Isto é possível porque as células não se fixam com reactivos químicos, senão seriam vitrificados. Durante este estudo, os pesquisadores centraram-se nas vesículas sinápticas pequenas (as que, ao seu redor, medem 40 nanómetros de diâmetro), que transportam e libertam os neurotransmissores dos terminais pré-sinápticos.

Utilizando certos tratamentos farmacológicos e um avançado método de análise de imagens 3D, os investigadores puderam observar a grande variedade de estruturas filamentosas que se encontravam dentro do terminal pré-sináptico e que interagem directamente com as vesículas sinápticas. As estruturas filamentosas actuam como barreiras e impedem a livre circulação das vesículas, mantendo-as no seu lugar, até que o impulso elétrico chegue.

The Journal of Cell Biology, 2010
Fernández-Busnadiego R, Zuber B, Maurer UE, Cyrklaff M, Baumeister W y Lucic V

Abraço fraterno!